seção | Destaque
BMA discute tratamento das drogas pela saúde
Posted on 31 janeiro 2013
O tratamento da dependência e a política de drogas sob os olhos da saúde são objetos de estudo da Associação Medica Britânica – BMA no relatório “Dependência das Drogas: O papel dos profissionais médicos”. O estudo tem por objetivo incentivar o debate para uma abordagem mais eficaz sobre os efeitos do consumo abusivo de drogas e também examina o papel da saúde na prevenção e redução dos danos associados ao consumo de drogas ilícitas, bem como as políticas de controle.
O relatório analisa a escala do problema, os danos associados com uso de drogas – tanto para o indivíduo e a sociedade – e influências sobre o uso de drogas ilícitas. Para a BMA, os médicos estão em uma posição central para encorajar uma reorientação do debate sobre políticas de apoio e tratamento às necessidades de saúde dos usuários de drogas ilícitas.
O presidente do Conselho de Ciência da BMA , professor Averil Mansfield, informou que os médicos devem olhar diretamente para o tema e debatê-lo como um problema de saúde. “Nosso envolvimento neste debate irá garantir que as questões médicas se tornem o centro do debate nacional e os aspectos de justiça criminal sejam colocados em um contexto mais preciso”.
O presidente reconhece que não se tem uma posição predeterminada sobre as formas em que a política pode ser alterada, mas sim um desejo de começar a discutir o tema a partir de uma base segura de conhecimento. “Temos a oportunidade especial para ouvir os pontos de vista dos pacientes e suas preocupações a fim de orientá-los, como indivíduos, através das várias opções de tratamento”.
Assim como acontece com muitas outras condições médicas, a associação acredita que não há “um único caminho” para amenizar o problema do uso abusivo de drogas. No entanto, afirmam que a familiaridade da profissão médica com a necessidade de advocacia para cada paciente individualmente deve estar na vanguarda deste debate.
A BMA reconhece que opiniões divergentes surgiram no decorrer do debate, mas afirma que o debate em torno da questão é de suma importância. “Como um cirurgião, eu tive contato limitado com os problemas médicos associados com o uso de drogas, mas tornou-se claro para mim que a abordagem atual não é satisfatória”, disse Mansfield.
Para Mansfield, o tráfico de drogas deve receber punição, mas aqueles que caem na dependência de drogas precisam de um tratamento médico, pois a dependência é algo que o acompanha por toda a vida. “Eles se tornam um problema de saúde. Nós, como sociedade, não podemos escapar disso, porque eles precisam urgentemente de nossa ajuda”, disse. Ele acrescentou que o sistema de saúde “deve isso aos pacientes e as suas famílias”.
O Relatório está disponível para download somente em Inglês
http://cbdd.org.br/pt/2013/01/31/associacao-medica-britanica-discute-tratamento-da-dependencia-de-drogas-pela-saude/#more-1556
Nenhum comentário:
Postar um comentário